Reabilitação

 

  • Fisioterapia – O Brincar oferece o que há de mais atual no tratamento de reabilitação neurológica: Therasuit e Conceito Neuroevolutivo Bobath.Escola Brincar 48Escola Brincar 47
    A Therasuit é uma técnica aplicada na reabilitação de disfunções neurológicas e sensoriais. Foi desenvolvida no estado de Michigan, nos Estados Unidos, a partir de vários estudos científicos. A técnica utiliza uma roupa especial criada para astronautas, de forma que eles pudessem suportar a falta de gravidade no espaço, sem causar danos à sua musculatura. A veste foi modificada e adequada para utilização em pessoas com necessidades especiais.

    Escola Brincar 46

    A terapia conta ainda com os recursos Universal Exercise Unit e Spider, que proporcionam ao paciente mais qualidade para sua vida diária.

Esdras Araújo Eler

 

  • Fonoaudiologia – O fonoaudiólogo é o profissional que trabalha com a comunicação e seus diversos aspectos relacionados à doença e à saúde, reunidos em quatro grandes áreas: Audição, Motricidade Orofacial (lida com a estrutura e os músculos faciais e suas funções relacionadas: respiração, mastigação, deglutição e fala), Voz e Linguagem.
    O trabalho do fonoaudiólogo é realizado de forma global pensando no bem-estar e qualidade de vida do indivíduo. Para isso, deve ser desenvolvido em parceria com outros profissionais e com os familiares.

Vanessa Ribeiro e Letícia Maria de Paula Silva

 

  • Psicologia – O setor de psicologia presta atendimento a adultos, adolescentes e crianças, com consultas individuais que buscam oferecer espaço de escuta em que a pessoa pode observar a si mesma e identificar as raízes de suas dificuldades.

Rosângela de Fatima Moselli Costa Carvalho

 

  • Psicopedagogia – Área do conhecimento que estuda o processo de aprendizagem humana.Escola-Brincar-50Atua de forma preventiva e intervem nas dificuldades de aprendizagem já instaladas. Durante a intervenção psicopedagógica, são identificadas e trabalhadas as dificuldades que impedem a assimilação do conteúdo ensinado em sala de aula.

    Escola Brincar 45Para que essa ação seja efetiva, a participação da família e da escola é fundamental para que o aluno vivencie um processo de aprendizagem significativo e prazeroso, em um nível compatível com suas reais potencialidades. Escola Brincar 44

Salete Beatriz da Silva

 

  • Terapia Ocupacional – Terapeutas ocupacionais têm como objetivo capacitar as pessoas para que possam realizar tarefas e atividades que fazem parte do seu dia a dia e que são importantes para elas. No trabalho com crianças, a Terapia Ocupacional busca promover a participação, independência e autonomia nas atividades deautocuidado, brincar, escolares, tarefas domésticas, lazer.Escola Brincar 40Escola Brincar 43

    Entre as técnicas utilizadas no Brincar, destacam-se o Conceito Neuroevolutivo Bobath e a Integração Sensorial.

    Escola Brincar 39

    Além do atendimento à criança são realizadas orientações familiares, escolares e adaptação de equipamentos e mobiliários, a fim de potencializar o desempenho da criança em suas atividades diárias.

    Escola Brincar 42

Salete Beatriz da Silva