Semana da Síndrome de Down

10 de April de 2017
evento familia down

Márcia e Salete, diretoras da Escola Brincar, com representante da Família Down

No dia 25 de março de 2017, foi realizado em Belo Horizonte um encontro em comemoração à Semana Internacional da Síndrome de Down. O evento reuniu pais, estudantes, profissionais e instituições, que participaram das palestras realizadas pelo Dr. Walter Camargos, psiquiatra infantil, e Simone Tibúrcio, musicoterapeuta. Outro destaque do evento foi o filme Cromossomo 21, com data prevista para lançamento em maio deste ano.

Apae Folia 2017

21 de February de 2017

_MG_7287xxA família Brincar marcou presença no 11º Grito de Carnaval da Apae de Belo Horizonte, no bairro Santa Tereza. Esta edição da folia lembrou os 100 anos de samba. Clique aqui para ver todas as fotos.

Fotos da Mostra Cultural

23 de January de 2017

herois

Nossa Mostra Cultural foi sucesso! Teve peça de teatro, apresentação musical, exposição de fotografias, lambes e livros, desfile, experiência sensorial, lançamento de CD de músicas criadas durante as aulas de artes cênicas, e exibição de vídeo. Clique aqui para acessar todas as fotos.

Formatura 2016

22 de January de 2017

formatura2016A entrega de diplomas às alunas e aos alunos que concluíram o primeiro ciclo do Ensino Fundamental, bem como àqueles(as) que frequentam o Centro de Convivência, aconteceu em clima de muita emoção. Clique aqui para visualizar todas as fotos.

Mostra Cultural 2016

30 de November de 2016

Convite Mostra Cultural 2016 - edit

Nossa Mostra Cultural está chegando! Será neste sábado (3 de dezembro), das 8h30 às 12h, na quadra da Escola Brincar. Na ocasião, alunas e alunos terão a oportunidade de apresentar tudo o que produziram durante o ano de 2016. Vai ter peça de teatro, apresentação musical, exposição de fotografias, lambes e livros, desfile, experiência sensorial, lançamento de CD de músicas criadas durante as aulas de artes cênicas e exibição de vídeo.

 

Trabalho reconhecido

28 de October de 2016

cartao jocum

Após visitarem a escola, no dia 29 de setembro, o grupo de estudantes brasileiras(os) e estrangeiras(os) enviou um cartão de agradecimento super delicado! Agradecemos o carinho em nome de toda a equipe, alunas e alunos da Brincar!

Intercâmbio de saberes

3 de October de 2016

estudantes

No dia 29 de setembro, a escola recebeu visitas importantes. Um grupo de oito estudantes de capacitação voltada ao atendimento à criança em situação de risco foi conhecer o trabalho desenvolvido pela instituição, especializada na Educação Especial. Desse grupo, três integrantes são brasileiros(as) e cinco são estrangeiros(as), provenientes da Irlanda, Finlândia, Dinamarca e Holanda. A professora Michele, que é brasileira e ministrante do curso, traduziu as informações passadas pela diretora Salete. Ricardo, professor de inglês na Escola Brincar, também acompanhou a visita e seus alunos não perderam a oportunidade de mostrar o que estão aprendendo nas aulas: cumprimentaram o grupo de estudantes e cantaram uma música em inglês. A alegria e o entusiasmo contagiaram a todos nesse momento.

Dia da Árvore

21 de September de 2016

Hoje, 21 de setembro, plantamos a esperança em um mundo repleto de simplicidade e justiça social. Como disse o senador uruguaio Pepe Mujica no Seminário Democracia na América Latina, realizado pelo Setor de Educação da UFPR, em final de julho deste ano, as pessoas vivem num mundo em que o mercado transforma todo o tempo possível em mercadoria, portanto, é preciso que os jovens deem novos sentidos para suas vidas. “Somem a tudo isso a luta por uma cultura contestadora, libertadora e diferente, que coloque como centro a vida humana, a felicidade, o direito à felicidade sob a terra. Nenhum valor vale mais do que isso”.

Clique aqui para ver todas as fotos da plantação de mudas de manacá, onze-horas e mini-ixora.

Abaixo, minidoc sobre Mujica:

Caminho de significados

19 de September de 2016

DSC02424Assim como o personagem principal do conto A Maior Flor do Mundo, do escritor português José Saramago, enfrenta caminhos desconhecidos pela sobrevivência de uma flor, as alunas e os alunos da escola também foram convidados a participar de uma expedição em busca de uma natureza que resiste no meio urbano. Flores, folhas e painas foram coletadas em meio a resquícios da passagem pelo homem nesses espaços, como pacotes de bala, lacre de iogurte, papel de bombom, entre outros. Em um segundo momento, o grupo utilizou os materiais descobertos para continuar a confecção do livro tátil que será apresentado durante a segunda edição da Mostra Cultural, em novembro. Confira aqui as fotos da atividade.

 

Jogos Paraolímpicos 2016

14 de September de 2016

para (12)No dia 12 de setembro foi realizada a abertura da primeira edição dos Jogos Paraolímpicos da Escola Brincar, em parceria com a Fundação Dom Bosco. Alunas e alunos das duas instituições entraram com a tocha e as bandeiras, bem como cantaram o Hino Nacional. No turno da manhã, a estreia foi marcada por uma roda de capoeira. À tarde, os participantes se divertiram com o tiro ao alvo de bambolê. Nos próximos dois encontros, a Brincar vai sediar as modalidades corrida, panobol, argola, basquete, boliche e futebol. Clique aqui para ver as fotos.