0

Escola sustentável

28 de May de 2011

Muito antes de a Lei 9.529/2008 (que determina a substituição das sacolas plásticas convencionais pelas sacolas feitas de material biodegradável ou retornável) entrar em vigor, no dia 18 de abril de 2011, a Escola Brincar já havia iniciado uma campanha de responsabilidade social incentivando o uso de sacolas ecológicas.

Foi em meados de 2007 que as diretoras Salete e Márcia atentaram para o uso indiscriminado de sacolinhas plásticas e resolveram mobilizar toda a equipe da Escola Brincar e a comunidade. A estratégia pensada foi a confecção de sacolas retornáveis por alunos e professores da instituição e sensibilização da comunidade do bairro Floresta por meio de passeata realizada durante o Encontro da Família 2008.

O aluno Fabiano desenhando na sacola de tecido

Desde então, a escola estimula seus funcionários e alunos a utilizarem apenas a sacola ecológica e investe na criação de novos modelos pelas próprias crianças e jovens da instituição. Cada uma é vendida a R$10 e o dinheiro é revertido para os projetos da Escola Brincar. A loja de alimentos orgânicos ‘Círculo Sim’, que fica em frente à Escola Brincar, adquiriu alguns modelos de sacolas retornáveis e agora oferece mais uma opção a seus clientes.

Alunos do horário da tarde entregam as sacolas na loja Círculo Sim

Para relembrar…

Passeata em prol do meio ambiente

Apitos, cornetas, instrumentos musicais, faixas e muita animação. Foi assim que a equipe do Brincar, alunos, amigos e familiares chamaram a atenção da comunidade para a preservação do meio ambiente. Mesmo debaixo de chuva, a animação tomou conta das manifestações da manhã do dia 5 de abril de 2008, durante a tradicional festa da família. Ao som do Rap da Sacola, composto pela funcionária Helenice Conceição de Oliveira e comandado pelo professor de música Junim Ribeiro, alunos, pais e funcionários mandaram seu recado em prol do meio ambiente. Ao término do evento, cada família recebeu de seu filho uma surpresa: uma sacola de tecido, pintada pelos alunos durante as aulas de artes. Clique aqui para relembrar este momento.

——————————————————————————–

Rap da Sacola

* Helenice Conceição de Oliveira

Para a natureza a gente proteger
A sacola de plástico tem que desaparecer
A sacola de plástico é só poluição
Sacola de tecido agora é a solução

VAMOS CARREGAR
VAMOS CARREGAR
SACOLA DE TECIDO QUANDO FOR COMPRAR

Sacola de tecido vamos carregar
A sacola de plástico vai ter que acabar

VAMOS CARREGAR
VAMOS CARREGAR
SACOLA DE TECIDO QUANDO FOR COMPRAR

O Brincar convida todos pra participar
Da nossa campanha e a natureza preservar

VAMOS CARREGAR
VAMOS CARREGAR
SACOLA DE TECIDO QUANDO FOR COMPRAR

A sacola de plástico está saindo de ação
Sacola de tecido está entrando de montão

VAMOS CARREGAR
VAMOS CARREGAR
SACOLA DE TECIDO QUANDO FOR COMPRAR

———————————————————————————

Rap da Sacola cantado por Isadora, Malu, Kennya, Rafael, Vânia e Herman, ao som do tambor de Isaac e sob direção de Helenice

———————————————————————————

Deixe um comentário