Institucional

O Brincar – Educação Especial é um espaço de atendimento especializado para crianças e jovens com necessidades educacionais especiais. Foi fundado em 1985 por terapeutas ocupacionais formadas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O objetivo inicial foi favorecer o desenvolvimento global de crianças com necessidades especiais, tendo o brincar e a atividade lúdica como recursos para a estimulação das habilidades sensoriais, motoras, perceptivas, de comunicação, socialização e independência nas Atividades de Vida Diária (AVDs).

Posteriormente, a proposta inicial foi ampliada com o enfoque pedagógico e, atualmente, o Brincar também oferece a primeira etapa da educação básica (1° ao 5° ano do Ensino Fundamental). Além disso, possui grupos de convivência e aperfeiçoamento da aprendizagem para adolescentes e adultos.

Em sintonia com a Política Nacional de Educação Inclusiva, o Brincar também oferece o Atendimento Educacional Especializado no contra turno escolar, para alunos com necessidades educacionais especiais que frequentam a escola comum.

terapeutasocupacionais