1

Pai do Augusto lança segundo livro

27 de May de 2014

marioeaugusto

Em busca de respostas para o questionamento “Quem cuidará e se responsabilizará pelos filhos com deficiência, após a partida de seus pais?”, o professor e engenheiro Mário Morgan começou a colher depoimentos de familiares de crianças e jovens com necessidades especiais e a dividir experiências. Dessa coletânea surgiu o livro Uma Incógnita: o Futuro dos Filhos com Deficiência. Para quem ainda não o conhece, ele é pai do nosso aluno Augusto.

Morgan revela que a ideia nasceu nos corredores da Escola Brincar. O convívio e as conversas com os pais dos colegas do filho o motivaram a levar o tema adiante, ajudando outros pais nessa missão. O trabalho teve início em 2011, ao publicar em um jornal local um artigo solicitando um depoimento às pessoas que cuidam de seus entes queridos especiais sobre a vida deles e como eles lidam com a situação.

O autor revela que recebeu inúmeros relatos: “São pessoas santas e iluminadas, de generosidade indescritível, que abriram seus lindos e meigos corações e se dispuseram a partilhar as suas experiências de vida com o mundo. Decidiram abraçar a causa maior do amor. Levar ao próximo uma esperança, uma dignidade e uma qualidade de vida que os permita querer continuar a caminhada, apesar de todas as dificuldades”.

napraia

Assim, o intuito do livro é, além de proporcionar aos familiares um conforto em relação ao futuro de seus filhos com deficiência — hoje uma incógnita—, “lançar uma diretriz sugerindo e requerendo ação, planejamento e mudanças profundas em nossas atuais atitudes e comportamentos, para que possamos assegurar um futuro digno a essas pessoas e seus futuros cuidadores, após a partida dos pais”, conta Morgan.

Esse é o segundo livro dele. O primeiro, Reinventar a Vida, fala da história de uma criança vítima de uma síndrome desconhecida, sem diagnóstico conclusivo de seu caso, que é projetada à vida adulta e se vê casada em um longo diálogo ao lado de sua esposa e filho. Ela divaga a procura de uma cura miraculosa e conta a sua saga, a dedicação e o amor incondicional de seu pai, bem como histórias e ensinamentos deixados pelos seus antepassados. E, o filho, como protagonista principal, ainda criança, anuncia a maravilhosa história de vida de seu pai, acometido por essa doença incomum.

Os dois trabalhos estão disponíveis tanto em versão impressa, como digital (e-book), no site www.clubedeautores.com.br.

familiatoda

Augusto com os pais Maria Luiza e Mário, e as irmãs Viviane e Lívia (gêmea dele)

1 comentário até agora.

  1. magli De Barba says:

    Olá Mario bom dia, sou Magli esposa de Silvio Mourão que trabalha contigo, ele me enviou tua história porque já trabalhei 10 anos com PNEs(Portadores de Necessidades Especiais) na APAE com DM,PC,DMC, todos deficientes Multiplos comprometidos, e tambem trabalhei no CEADA (Centro de Atendimento ao Deficiente Auditivo)Alfabetizando em Linguas de Sinais um a um, um trabalho realmente significativo que é para poucos, fui professora de pós graduação nas areas de deficiencias, trabalhei em projeto Integrar fazendo a inclusão do deficiente nas escolas regulares, capacitando professores sou pós graduada na area de Psicopedagogia e Educação Especial e Saude….ja me doei muito a eles, inclusive em Brasilia tentei fazer um projeto com Cadeirantes integrados no mercado de trabalho normal, visitava uma Instituição levando carinho e lanchinhos para eles nos sabados, Mario tu me fez reviver como eu era feliz ajudando essas pessoas. Um Abraço Magli.
    OBS: Augusto escolheu a tua familia ele não está ai por mero acaso.

Deixe um comentário